terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Paixão pela advocacia


Paixão pela advocacia

Hoje é comemorado o Dia do Advogado, profissional indispensável à administração da Justiça, o qual tem previsão constitucional e basilar ao funcionamento do Poder Judiciário e que coaduna com o funcionamento do Estado democrático de direito. Do latim, advogado significa “advocatu”, aquele que é chamado para ajudar. E tendo em vista que o Estado retirou do indivíduo a possibilidade de fazer justiça com as próprias mãos, daí a necessidade do processo judicial.

Nesse contexto, aparece a atuação do advogado, que tem funções de postular direitos e defender a Constituição, a ordem pública do Estado democrático de direito, os direitos humanos, a justiça social, e pugnar pela boa aplicação das leis, pela rápida administração da Justiça e pelo aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas, consoante do Estatuto da Ordem dos Advogados Lei nº 8.906/94.

Hoje, nada melhor do que uma reflexão sobre o desrespeito as suas prerrogativas, bem como a desvalorização e a desconfiança sofridas pelos profissionais. De fato, profissionais mal-intencionados há em várias áreas, mas é bom lembrar o trabalho dos bons profissionais que atuam, de forma honesta e satisfatória, na defesa dos direitos dos cidadãos.

Sobrecarregados de petições, audiências, prazos e mais prazos, a prática da advocacia não requer apenas o êxito com o advogar em juízo. Também requer todo o gerenciamento de um escritório como contas a pagar, despesas com a boa imagem, modernização dos equipamentos do escritório, salário dos funcionários, compra de livros novos e cursos de atualização, afinal, as leis e jurisprudências possuem alterações. Sendo que o profissional de hoje precisa conhecer as facetas do mercado e analisar o que a demanda procura para solucionar suas angústias, conflitos e direitos ameaçados.

Deseja-se que o Direito seja um caminho para solução, e não um meio interminável para solução do processo, ou seja, não se requer mais luxo e rodeios nas petições, mas, sim, clareza, objetividade, pois vivemos na era da rapidez, da velocidade da informação, e tempo é escasso.

Pode-se afirmar que o maior e mais precioso bem do advogado é o seu cliente, e nada é mais gratificante para o profissional do que ter o direito de seu cliente ressarcido, um conflito resolvido, que vai muito além da sucumbência e dos honorários recebidos. Eis a importância do advogado para a sociedade.
Faz-se necessário, ainda, reconstruir a imagem da advocacia por meio de profissionais qualificados, comprometidos com a ética e a justiça. Que a paixão pela advocacia seja contribuição para o exercício da justiça, da cidadania e do progresso social. Aos bons advogados, parabéns pelo seu dia!

Por Denise Silva Nunes. 11/08/2009 | N° 2260. ARTIGO publicado no jornal diário de santa maria.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, com suas críticas e sugestões (selecione a opção "Nome/URL"):