domingo, 1 de julho de 2012

Notícia - Mundo

Prezado(a) Companheiro(a) do Debate, acompanhe a noticia sobre a reativação de um dos reatores da usina nuclear da cidade de Oi, e o protesto em Tóquio de ativistas contra esta reativação:


Japão retoma atividades nucleares com reativação de usina


A operadora da usina nuclear da cidade japonesa de Oi iniciou neste domingo (1º)  a reativação do reator 3 da usina, o que põe fim à suspensão das atividades atômicas que estava vigente no Japão desde 5 de maio, informou a agência de notícias 'Kyodo'.

Ativistas protestaram neste domingo em Tóquio contra a reativação do reator.  No sábado, um pequeno grupo de manifestantes chegou a bloquear uma das estradas que levam à usina.
Além disso, milhares de pessoas (150 mil, segundo os organizadores; 17 mil, segundo a polícia) se manifestaram pelo mesmo motivo na sexta-feira em frente à residência do primeiro-ministro em Tóquio.
Após o acidente em Fukushima, o Japão desligou progressivamente os 54 reatores nucleares do país por motivos de segurança ou para cumprir as revisões estipuladas por lei.
A decisão de reativar o reator 3 de Oi foi adotada pelo governo no último dia 16 de junho, quando também decidiu religar o reator 4 da mesma usina devido ao aumento da demanda de energia no Japão durante o verão local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, com suas críticas e sugestões (selecione a opção "Nome/URL"):