sexta-feira, 2 de março de 2012

Crítica

Prezado(a) companheiro(a) do Debate, eu compartilho do texto crítico, escrito pela minha irmã - Amanda, publicado no Jornal Diário de Santa Maria/RS:

O mundo que queremos


Nas minhas brincadeiras, eu invento muitas histórias onde o mundo é limpo, sem injustiças, e tudo é possível. Nós saímos nas ruas, sem medo. E nos divertirmos, passeamos com os amigos e podemos observar as belezas naturais que existem.

É uma pena que sejam apenas as minhas histórias, porque diante dos fatos do nosso dia a dia, por meio dos jornais e de outros meios de comunicação, eu vejo notícias boas e outras muito tristes. Assim, eu pergunto: você está satisfeito com o mundo que tem?

São tantas injustiças que ocorrem, tanta violência, tantos desastres ambientais que são feitos por nós mesmos, tantas guerras que não levam a nada, os animais sendo maltratados e as crianças passam fome. Será que é esse o mundo que queremos? E por que deixar o mundo assim como está, se podemos modificá-lo?

Muitas vezes as pessoas se deixam levar pelo lado bom das situações e desistem de lutar, de ajudar outras pessoas, de ser solidário e gentil ao planeta. E fechar os olhos para as situações é uma falta de responsabilidade, pois nós temos que ter muito esforço e coragem para mudar o mundo, sem arranjar desculpas.

Eu vou à escola para ser alguém no futuro, em que eu quero ter condições de viver, de ser feliz e poder contribuir para que as próximas gerações tenham as mesmas oportunidades que eu estou tendo. Para que o mundo que temos se transforme no mundo que queremos são necessárias mudanças de atitudes por todos nós. Temos que usar as três palavrinhas mágicas, como “por favor, com licença e obrigada”.

Devemos tratar bem os coleguinhas da escola e professores, ler bastante, ser responsável, preservar o meio ambiente, plantar árvores, respeitar os pais e os mais velhos, não usar drogas, ter tranquilidade no trânsito, ser solidário com os que mais precisam de nós.

No seu dia a dia, você também tem várias chances de contribuir para o mundo que vive. Não podemos fechar os olhos para o mundo. Temos que transformar o mundo que temos no mundo que queremos!
 

Por Amanda Elise Silva Nunes, 12 anos, estudante da 6ª série do Instituto de Educação Olavo Bilac


Fonte: http://www.clicrbs.com.br/dsm/rs/impressa/4,41,3603247,18621

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, com suas críticas e sugestões (selecione a opção "Nome/URL"):